quinta-feira, 22 de maio de 2014

Uma breve apresentação.

    O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.


  Os Objetivos gerais do Programa são:

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério;
  • Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
  • E contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Todas essas informações foram tiradas do site da CAPES   http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid





Além destes objetivos o Subprojeto Biologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro UERJ), faculdade de formação de professores (FFP), pretende que os licenciandos reflitam sobre o trabalho do professor de Biologia/ciências, construindo coletivamente propostas didático-pedagógicas, voltadas para a problematização da vivência escolar no aspecto qualitativo acerca das práticas de ensino/aprendizagem.
Desta forma, a produção de materiais didáticos,criação de clube de ciências, realização de aulas experimentais, organização de eventos escolares, trabalhos de campo , atividades extra classe articulando ambiente natural e comunidade escolar dentre outras propostas afim de promover um espaço com viés crítico na educação básica nas escolas e propiciar um diálogo entre a escola e a universidade. Estas ações serão viabilizadas pela formação de grupo entre todos os participantes do projeto onde serão realizados estudos para discussão de fundamentos teóricos relevantes para a aprendizagem dos conhecimentos científicos dos alunos.
Assim, toma-se como ponto de partida as observações do cotidiano de professores de Ciências em duas escolas, considerando que na formação de professores o conhecimento de realidades diferentes enriquece a atuação docente.Sendo,o CIEP 410 Patrícia Rendler Galvão Pagu, do bairro santa Izabel e o Colégio Estadual Augusto Cezário Diaz André, bairro Pacheco,Ambos na cidade de São Gonçalo, RJ. Os professores supervisores são respectivamente a professora Viviane Soares  e o professor Edson Bezerra.  O projeto é coordenado pela professora Tatiana Galieta.


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