quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Membros


      O Subprojeto Biologia do PIBID na UERJ-FFP. Conta atualmente com duas coordenadoras, quatro  docentes supervisores e 21 bolsistas de Iniciação à Docência divididos em quatro escolas. 



Coordenadoras

                                                       

 Tatiana Galieta
  ( tatigalieta@gmail.com )

Titulação: Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), Mestre em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ), Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas (UFRJ)
Participo na Coordenação do Subprojeto Biologia da FFP/UERJ

Meu olhar sobre o projeto: Assumi a Coordenação do Subprojeto Biologia em Março de 2014 e vejo a parceria com as escolas participantes como sendo essencial na formação inicial de futuros professores (licenciandos dos mais diversos períodos da Licenciatura em Ciências Biológicas da FFP/UERJ) e na formação continuada dos professores supervisores. Para mim, tem sido fundamental o contato direto com as vivências e as atividades desenvolvidas pelos bolsistas na educação básica como retorno para minha prática docente uma vez que é no dia a dia do cotidiano escolar que novos saberes são produzidos.








Docentes Supervisores
                                      

Viviane Mendonça Soares
 ( vivi_rj_ts@yahoo.com.br  )
  
 CIEP 410 Patricia Galvão Rendler Pagu

Titulação: Professora supervisora do PIBID, Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS )

Meu olhar sobre o projeto:Considero o PIBID um projeto interessante porque permite uma movimentação na escola e maior interação entre os alunos, os professores e os licenciandos. Além de fornecer informações da realidade escolar aos alunos da graduação na sua formação profissional e de identidade docente.





                                                           
                                                             
Foto Edson Bezerra da Silva
 (edsoneciencias@gmail.com )

Colégio Estadual Augusto Cesário Dias André

Titulação: Pós Graduado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Fluminense.Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira. Atuando como Professor de Ciências no Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo e na Secretária Estadual de Educação do Rio de Janeiro.


Meu olhar sobre o projeto: Tenho o Projeto PIBID como uma grande oportunidade para o meu desenvolvimento profissional, fico muito satisfeito em poder compartilhar as minhas experiências e os meus anseios  com futuros professores, os quais, muito  vem me ajudando a tornar meus sonhos em realidades.





Graduandos Participantes


CIEP 410 Patrícia Galvão Rendller Pagu


Luana Leandro Barboza

luanna189@gmail.com )

Graduação em andamento em licenciatura plena na UERJ-FFP - 2014.1 - 6° período

Declaração:  Poder participar e acompanhar o cotidiano de uma escola ainda na licenciatura, é uma experiência única e importantíssima, não só pela minha formação, mas também pela troca de experiências entre aluno, professor e licenciando. A realização desse projeto está me proporcionando uma reflexão sobre a prática docente na busca da melhoria na educação.


Jéssica Elisa Nogueira Gonçalves
( jessicaelisaa@gmail.com )


Graduação em andamento em licenciatura plena na UERJ-FFP - 2014.1 - 6° período

Declaração: O PIBID é um importante passo para a minha vida acadêmica, pois foi através dele que tive o primeiro contato com a escola como futura professora. Quando iniciei tive receio de como seria tratada pelos alunos e felizmente fui muito bem recebida pelos alunos e professores da escola.







Escola Estadual Augusto Cesário Dias André


                        
                              
Jéssica Ponte
( jessicaponteuerj@gmail.com )
Graduação em andamento em licenciatura plena na UERJ-FFP -                  2014.1 - 6° período                                   

Declaração: Acredito que experiências de estágio em instituições de ensino básico, sejam de fundamental importância para estudantes no curso de licenciatura. O olhar por de trás das cortinas, vivenciar uma nova fase, uma fase em transição, onde aos poucos o aluno adquire responsabilidades, comportamentos e visões de um futuro profissional da educação. Saberes práticos, teóricos, compreensão psicológica e social do mundo e da cultura escolar podem nos ajudar em uma formação com maior qualidade e preparo.


Beatriz Pereira Jacques
( jacques-bia@outlook.com )

Graduação em andamento em licenciatura plena na UERJ-FFP - 2014.1 - 4° período


Declaração: Sempre tive o sonho de ser professora, e vi no PIBID uma grande oportunidade de vivenciar tudo aquilo que sempre estimei. Com o objetivo de cada vez aprender mais, incluindo erros e acertos, para que em um futuro próximo, tudo o que aprendi eu possa colocar em prática no momento em que eu estiver perante a uma turma, passando meu conhecimento adquirido na graduação e durante a experiência no PIBID. Sempre buscando aprender coisas novas, e absorver tudo aquilo que me é oferecido. 


Rute da Silva Nunes
( rute@unaki.com.br )
Graduação em andamento em licenciatura plena na UERJ-FFP - 2014.1 - 2° período.

Declaração: Estar participando do subprojeto biologia do PIBID é um ter um pouco do meu sonho de ser professora realizado. Sei que é uma grande oportunidade que estou tendo para me familiarizar com o cotidiano escolar e todos os desafios envolvidos na realização das atividades do professor e acredito que ter contato com essa realidade irá me fazer refletir e me preparar melhor para exercer minha profissão.




Marcos Vinícius Rangel
( marcos_.vinicius@msn.com )

Graduação em andamento em licenciatura plena na UERJ-FFP - 2014.1 - 2° período.


Declaração:  Tenho como objetivo ter uma maior vivência no âmbito escolar. Melhorar a didática e uma maior comunicação com os alunos. Além de poder contribuir e despertar o interesse dos alunos pela ciência. 






 Thainá Galvão Nunes 
( thainagalvao@hotmail.com.br )


Graduação em andamento em licenciatura plena na UERJ-FFP - 2014.1 - 2° período.


Declaração:  Entrei no projeto porque acredito que seja necessário o contato de nós, licenciandos, com os professores já formados para que ambos realizem trocas de informações e experiências. Como futura professora penso que esse contato com a sala de aula e os alunos possibilita um aprendizado prático desde já,no qual posso ter uma observação com olhar crítico para uma melhor aperfeiçoamento de minha conduta.


 

C.E. Conselheiro Macedo Soares.



Michelle Matias Cordeiro
( michellematias7@gmail.com )

Graduação em andamento em licenciatura plena na UERJ-FFP - 2014.1 - 3° período.

Declaração: Pretendo crescer profissionalmente, tanto no ramo de licenciatura, quanto na área de pesquisa  científica. Fui honrada com esta oportunidade oferecida pela CAPES e que a Coordenadora Flavia Venâncio Silva  me possibilitou, e irei fazer proveito do mesmo com gosto.  Ao entrar como bolsista no PIBID, estou podendo lidar com alunos do ensino básico com os quais me identifiquei muito. Além de desejar crescer na área, estou inserida no meio escolar de forma a perceber características diversas dos alunos, tais como: curiosidades gerais, vontade de aprender sobre bichos, com preguiça de ler e outras, até mesmo de me chamar de professora e querer que eu solucione seus problemas. Percebo, de antemão, que educar é se humanizar. Pretendo, e muito, despertar-lhes a vontade de quererem adquirir conhecimento. Sei que vou me realizar, e muito, nessa interação com o ensino básico.



Marcelle Cunha
( celle.cunha7@gmail.com )

Graduação em andamento em licenciatura plena na UERJ-FFP - 2014.1 - 6° período.



Declaração: Estando em um projeto de Iniciação a Docência, o PIBID, busco me aperfeiçoar, aprendendo a lidar com os alunos no dia a dia, com suas dúvidas, incertezas e opniões, estando sempre disponível para ajudá-los, observando onde podemos melhorar como professores e assim, me tornar uma melhor profissional, partindo da premissa, que é da educação básica que iremos conseguir um futuro melhor para nossa sociedade.

# Compartilhar :